coluna saude roberto daiub

Queimaduras

  • Published in Saúde

São lesões térmicas causadas pela ação de um agente físico (calor ou frio) sobre a superfície da pele. A pele é o maior órgão do corpo humano e sua destruição pode levar a alterações locais e sistêmicas, estas últimas causadas pelo comprometimento de outros órgãos, o que geralmente ocorre após uma queimadura. São classificadas de acordo com a profundidade da lesão cutânea e a extensão corporal atingida. Quanto maior a extensão da superfície corporal queimada e a profundidade da lesão, maior a gravidade.

Classificação:

Primeiro grau: quando apenas a camada superficial da pele (epiderme) é atingida. O sinal característico é a presença de vermelhidão da pele e ardor como ocorre na queimadura solar;

Segundo grau: além da camada superficial, a camada intermediária da pele (derme) é atingida. Os sinais característicos são a presença de bolhas, dor e a perda de líquido pela área queimada;

Terceiro grau: quando, além da derme, o tecido celular subcutâneo (camada profunda da pele) é atingido. O sinal característico é a ausência de dor na área queimada, e a formação de uma crosta seca (necrose do tecido) e a facilidade de extrair os pêlos.

Principais agentes causadores:

Líquidos superaquecidos (água e alimentos quentes), Substâncias inflamáveis (álcool, gasolina, solventes, gás de cozinha), Corrente elétrica (eletricidade: fios, tomadas descobertas, explosões), Substâncias químicas (ácidos: muriático, sulfúrico, etc., bases: soda cáustica, etc.), Agentes biológicos (água-viva, caravela) e Fogos de artifício.

 

O que não fazer diante de uma pessoa queimada

- Nunca coloque sobre a área queimada alimentos como leite, manteiga, óleos, cebola, clara de ovo, etc;

- Nunca aplique pomadas sobre a área queimada sem orientação médica;

- Não tente tratar o paciente sem ter o conhecimento médico científico necessário para a cura da lesão.

Como agir diante de uma pessoa queimada

- Esfriar imediatamente a área queimada com água gelada (de preferência) ou água corrente com a finalidade de neutralizar a ação do calor; Nos casos de fogos de artifício, pode ocorrer lesão  de estruturas ósseas e ligamentares,associado a hemorragias, sendo necessário encaminhamento a um serviço médico com urgência absoluta devido a gravidade das lesões.

- Proteger a área queimada com um pano limpo;

- Não alimentar o paciente;

- Encaminhar imediatamente o paciente a um serviço de urgência para a devida avaliação pela equipe médica.

            Nas queimaduras que ocorrem em ambiente fechado, geralmente ocorre também inalação de gases tóxicos. Nesses casos, é fundamental o tratamento médico imediato, para cuidar de uma possível insuficiência respiratória (queimadura das vias aéreas).

Queimaduras são lesões graves que atingem a pele e que causam disfunções em múltioplos órgãos e sistemas, podendo levar a morte.

Prevenir é sempre o melhor remédio.

MEDCOR Exames Cardiológicos