coluna saude roberto daiub

Doença de Behçet

  • Published in Saúde

Ela recebe esse nome por ter sido descrita em 1937 pelo dermatologista turco Hulusi Behçet

Trata- se de uma doença autoimune (o próprio sistema imunológico ataca as células do organismo).

O início dos sintomas geralmente ocorre entre os 20 e 40 anos de idade. Homens e mulheres são acometidos de forma semelhante, mas homens jovens de origem asiática apresentam manifestações mais graves. Diferentes genes aumentam o risco de desenvolver a Doença de Behçet e acredita-se que fatores ambientais como infecções podem ajudar a desencadear a doença.

Leia também: Imunização Covid-19 em crianças e adolescentes

As manifestações da Doença de Behçet ocorrem de forma recorrente, ou seja, em crises que melhoram com o tratamento e retornam após um período sem sintomas. A queixa mais importante é a presença de aftas recorrentes que podem estar associadas ou não a úlceras genitais, lesões de pele, dores articulares, inflamação no olho, alterações neurológicas, intestinais, inflamação e trombose em veias, além da formação de aneurismas em diferentes artérias.

Diferentes partes do olho podem ser inflamadas em pacientes com Doença de Behçet e os termos médicos para essa inflamação são conhecidos por Uveíte, Vasculite na retina e Vitreíte

O tratamento da Doença de Behçet depende das queixas do paciente e dos órgãos afetados e o médico especialista que trata dessa patologia é o reumatologista.