Logo

Síndrome Vasovagal

Perda transitória da consciência associado a desmaio, provocado pela diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos por ação do nervo vago, localizado na região da nuca.

Os principais sintomas podem ser: Dor de cabeça, tonteira, suor frio e náuseas além da sensação de fraqueza e perda súbita da consciência.

Não existe um tratamento específico para a síndrome vasovagal. Se o seu diagnóstico for confirmado, medicamentos podem ser receitados em alguns casos, para controle dos sintomas e indicado também algumas terapias coadjuvantes.

 

A síndrome não necessariamente significa doença orgânica, embora seja de extrema importância excluir condições como epilepsia, neuropatias autonômicas, doença cerebrovascular e desordens cardíacas ou endócrinas.

A síndrome vasovagal é mais comum nas mulheres e durante a juventude. Outros fatores que podem levar os portadores dessa síndrome a desmaiar são: grandes emoções, sustos e ingestão de bebidas alcoólicas. Já a hidratação ajuda a controlar a pressão arterial, diminuindo as chances de desmaios.

Em geral, as pessoas com síndrome vasovagal vivem bem. No entanto, se não forem tomados os devidos cuidados, aumentam-se os riscos de fraturas decorrentes das quedas por desmaio e a sensação de insegurança, podendo acarretar depressão e tristeza.

O distúrbio vasovagal eh muito comum nos dias atuais e representa um distúrbio que se não diagnosticado de forma correta pode acarretar graves transtornos ao paciente e seus familiares

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.