Logo

Sou Hipertenso??

É muito comum receber pacientes no consultório falando que a pressão vem subindo, às vezes alta, às vezes normal, com sintomas ou não. É hipertensão?

Exames que ajudam a confirmarmos o diagnóstico de HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA PRIMÁRIA OU SECUNDÁRIA PROVENIENTE DE OUTRA PATOLOGIA OU CONDIÇÃO CLÍNICA:

 

1) MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial): o paciente instala um aparelho que aferirá sua pressão por 24h (normalmente a cada 15min durante o dia e a cada 30min durante a noite). No final a análise estatística das medidas dirá se é hipertenso ou não.

2) MRPA (monitorização residencial da pressão arterial): com aparelho calibrado confiável, o paciente realiza aferições próprias em casa seguindo protocolo indicado pelo médico. No final a análise das medidas contribuirá para elucidar o diagnóstico.

Esses exames são ferramentas que ajudarão bastante o médico a decidir se existe diagnóstico ou não de Hipertensão, se necessita ou não de medicação, mas sempre lembrando que o exame é uma ferramenta complementar, pois sem um contexto clínico e um bom exame físico do paciente  eles tem grande chance de induzir ao  erro.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.