Logo

DPOC

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica ou DPOC, é a obstrução da passagem do ar pelos pulmões provocada geralmente pelo tabagismo ou outros compostos químicos nocivos. A doença se instala depois que há um quadro persistente de bronquite ou enfisema pulmonar. O primeiro causa um estado permanente de inflamação nos pulmões, enquanto o segundo destrói os alvéolos, estruturas que promovem trocas gasosas no órgão.

 

Apesar de ser frequentemente associada ao cigarro, cerca de um terço dos acometidos pela DPOC nunca fumou, sendo a causa da doença oriunda de processos inflamatórios pulmonares crônicos.

Infecções respiratórias disparam as crises e agravam o quadro, por isso os médicos sempre recomendam a vacinação contra a gripe (vírus influenza e H1N1) todos os anos. Os pacientes portadores de DPOC infelizmente fazem parte do grupo de risco para complicações respiratórias graves em caso de contaminação pelo Coronavírus e por isso devem permanecer em isolamento domiciliar e distanciamento social enquanto durar a pandemia.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.