coluna saude roberto daiub

CATARATA

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). As pessoas que têm catarata têm a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir veículos ou interpretar a expressão das pessoas.

  • Categoria: Saúde

DOAÇÃO DE SANGUE

Doação de sangue é 100% voluntária e não causa prejuízos ao seu organismo. Uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

  • Categoria: Saúde

Pé Diabético

O pé diabético é uma das graves complicações do Diabetes Mellitus. Quando ocorre algum ferimento ou por algum motivo há uma infecção nos pés dos portadores do Diabetes sem controle, pode ocorrer a evolução para uma ferida maior e mais grave. Caso não haja um tratamento de sucesso, o caso pode ser agravado, levando em último caso à necessidade de amputação do membro.

  • Categoria: Saúde

DOENÇA RENAL POLICÍSTICA (DRP)

Também conhecida como Síndrome Renal Policística, é uma doença genética que afeta os rins e tem caráter progressivo.

Ocorre em seres humanos e em alguns outros animais. A Doença Renal Policística é caracterizada pela presença de vários cistos (daí o termo "policístico") em ambos os rins.

  • Categoria: Saúde

SARAMPO

Doença altamente contagiosa provocada por um vírus. Estava totalmente erradicada no Brasil (não havia nenhum caso registrado da doença desde 2014), mas com a entrada de centenas de imigrantes no norte do país, principalmente oriundos da Venezuela, a doença voltou a assombrar a população brasileira .

Apresenta-se com sintomas tais como febre alta , coriza, dor de cabeça, diarréia , tosse seca e manchas vermelhas por todo o corpo. Em crianças pode evoluir de forma grave com presença de pneumonia, encefalites e meningites, podendo levar ao óbito .

  • Categoria: Saúde

Hipertensão Arterial X Infarto do Miocárdio

Qual a relação entre infarto e pressão alta?

A hipertensão arterial (pressão alta) é um fator de risco para o infarto mas não primordial. Para que haja um infarto, o paciente tem de desenvolver doença obstrutiva nas artérias coronárias (que alimentam o coração) e a hipertensão é um fator de risco para que isto ocorra mas não é o único: diabetes, distúrbios das gorduras do sangue, obesidade, fumo,  genética predisponente, sedentarismo e erros alimentares são outros fatores que contribuem e podem causar doença coronariana e infarto mesmo na ausência de hipertensão.

  • Categoria: Saúde

HOLTER 24 H

Holter de 24 horas é um teste que tem como finalidade monitorar a atividade elétrica do coração, realizando registros que serão analisados pelo médico. Trata-se de um eletrocardiograma, porém realizado por um longo período, isto é, por um dia inteiro ou até mesmo por dois dias, em alguns casos.

  • Categoria: Saúde

Cardiopatias congênitas

Cardiopatias congênitas (doenças cardíacas congênitas) são uma forma genérica de referir-se às anormalidades na estrutura física ou funcional do coração que se formam durante a gestação que, portanto, já estão presentes antes mesmo do nascimento. Costuma-se classificar também como cardiopatia congênita os defeitos das raízes dos grandes vasos sanguíneos que partem do coração. Esse defeito afeta cerca de uma em cada cem crianças, sendo uma das principais causas de óbito entre as malformações em recém-nascidos.

  • Categoria: Saúde

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS)

    Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades, são pontos de atenção estratégicos caracterizados por serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multidisciplinar e que atua realizando prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental,

  • Categoria: Saúde

Doença Renal Crônica

Atualmente cerca de um em cada 10 adultos é portador de Doença Renal crônica, que caracteriza-se pela perda total e permanente das funções dos rins. A maioria dessas pessoas não sabe que tem a doença pois não há sintomas a não ser nas fases mais avançadas da doença.

  • Categoria: Saúde

output YPKMC9

Salvar

Salvar

encor medcor so crianca

Salvar

SAF520X231.jpg