Vereadores de Duque de Caxias retomam as sessões após recesso

  • Published in Jornal

Sessões plenárias retornam após Recesso Parlamentar Mesa Art Vídeo Victor HugoOs vereadores de Duque de Caxias voltaram a se reunir, no dia 6 de agosto, no plenário da Câmara Municipal, após o Recesso Parlamentar de julho.

A sessão foi presidia pelo vereador Sandro Lélis (MDB).

Após a leitura do Expediente do Dia, o presidente Sandro Lélis salientou que, com base em decisão liminar, foi empossado, durante o recesso parlamentar, o vereador Marquinho da Ótica (PDT). Antes suplente, ele substitui o vereador Carlinhos Jesus (PDT), falecido em junho passado. Sandro Lélis desejou-lhe boa sorte e um bom mandato, assim como os demais vereadores, que ressaltaram o trabalho realizado por Carlos Jesus com ética, respeito e dignidade em prol dos cidadãos e cidadãs caxienses.

Sessões plenárias retornam após Recesso Parlamentar Marquinho da Ótica Art Vídeo Victor HugoEm seguida, abriu-se para as manifestações dos vereadores. Feital parabenizou Marquinho da Ótica e a todos os pais pelo dia a ser comemorado, no próximo domingo (9). Catiti agradeceu o apoio recebido dos demais vereadores durante o período em que esteve com Covid 19. Comentou ainda sobre o atendimento do Executivo a sua indicação referente à construção da comporta no Parque Vila Nova. No local, as inundações eram constantes e assolavam mais de três mil moradores.

Outra demanda atendida para o mesmo local foi o projeto “Feira na Comunidade”, em parceria com o Executivo. Catiti agradeceu ao vereador Feital que, na ocasião, era secretário, e que o apoiou para que a proposta saísse do papel. A saúde em Duque de Caxias também esteve presente em seu discurso que ressaltou sua reestruturação já visando a pós-pandemia e a atuação do Executivo e do Legislativo para melhorias no setor.

Em sua primeira manifestação, Marquinho da Ótica fez um agradecimento aos eleitores e destacou a satisfação de fazer parte da Casa Legislativa. Lembrou o trabalho, a sabedoria e a humildade do vereador Carlos Jesus e disse ter uma responsabilidade a mais para continuar com as suas ações.

Leide Amiga de Caxias deu-lhe boas-vindas e o chamou para trabalhar junto em defesa das mulheres, destacando que a Casa tem quatro vereadoras que lutam constantemente pelos direitos e a construção de políticas públicas. “Temos Trabalhado muito, unidos, para dar governabilidade ao prefeito”, disse ela.

Após a manifestação dos vereadores, o presidente Sandro Lélis encerrou a sessão e, em seguida abriu outra extraordinária convocada pelo prefeito, em caráter de urgência, para discutir em primeiro turno o parecer da mensagem nº 021/2020 encaminhando o Projeto de Lei nº.15/2020, que abre ao Orçamento Fiscal do Município, em favor do Fundo Municipal de Saúde (FMS), crédito suplementar no valor de R$332.096.926,31.

A proposta foi aprovada com 16 votos a favor e três contrários dos vereadores Deise do Marcelo do Seu Dino, Wendell e Cowboy Beleza. A pedido do vereador Chiquinho Grandão (PP) a mensagem foi colocada em segunda discussão, sendo novamente aprovada com 16 votos a favor e os três contrários dos vereadores acima.

Chiquinho Grandão e Junior Reis solicitaram ao presidente um momento para explicações. Sendo os pedidos acatados pela Mesa Diretora, Junior Reis repudiou os votos contrários, ressaltando que os recursos são suplementares e destinados à saúde. Já Chiquinho Grandão sugeriu a criação de uma comissão para acompanhar os gastos desse recurso oriundo do Governo Federal. O presidente Sandro Lélis disse que a Câmara irá avaliar a solicitação.