Enfim, 2012!

Os cinco dias de folga do Carnaval não bastaram para animar os parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que viu seu plenário parado por falta de quórum na última quinta-feira, quando apenas 31 dos 70 deputados estavam presentes quando a Pauta do Dia foi colocada em votação. Era de se esperar, pois não é a primeira e nem será a última vez que o “feriadão” é esticado para mais alguns dias de folia, uma tradição que os políticos, como todo e qualquer brasileiro, fazem questão de manter viva.

O que não era de se esperar é que a oposição ao Governador Sérgio Cabral desse as caras tão cedo e mostrasse que as línguas, ou melhor os discursos, estivessem tão afiados: “Não me surpreende que a oposição esteja aqui presente. Já a base governista tem muita disposição para aproveitar os benefícios, mas não para trabalhar”, provocou o deputado Luiz Paulo (PSDB)

E agora que o ano realmente começou, alguns temas já despontam para esquentar os debates nas primeiras semanas de um ano que até então era considerado morno, já que dezenas de deputados anunciaram sua licença para cuidar de suas campanhas eleitorais. E engana-se quem pensa que os 10,54% de aumento concedido aos bombeiros e policiais militares apagaram o incêndio provocado pela descoberta de escutas telefônicas que envolvem parlamentares e grevistas. A deputada Janira Rocha (PSOL), que já subiu à tribuna na última quinta-feira para falar do assunto, deverá discorrer sobre o tema com mais contundência, defendendo-se das acusações de sua algoz Cidinha Campos (PDT) que solicitou ao Conselho de Ética o pedido de cassação de seu mandato.

 

Muita polêmica a vista!

Corre nos bastidores informações de que a oposição se movimenta para levantar um dossiê que comprove irregularidades nas obras do Porto de Açu, idealizadas pelo mega empresário Eike Batista. Segundo informações ainda preliminares, o Governo do Estado seria conivente e omisso em relação a estas irregularidades. Será que por trás desta fumaça há fogo?