Semana movimentada e decisiva

Semana movimentada e decisiva

 

Por conta da votação do projeto que permite organizações sociais sem fins lucrativos passarem a gerir unidades de saúde em todo o estado do Rio, a semana começará movimentada na Alerj. O projeto é tão polêmico que alcançou um recorde na história da Assembleia: 308 emendas propostas.

Somente hoje, haverá quatro reuniões extraordinárias de comissões para darem parecer sobre estas emendas. A mais importante delas, a da Comissão de Saúde deve transformar a sala 311 em um verdadeiro barril de pólvora, já que estarão frente a frente os mais ferrenhos defensores de Sérgio Cabral e os opositores ao governador que mais barulho fazem nesta Casa Legislativa.

 

PT desceu do muro

A decisão do diretório do PT de apoiar o projeto está diretamente ligada a palavra dada por Sérgio Cabral de apoiar o partido nas eleições para prefeito do ano que vem. Pelo menos quatro deputados do PT são cotados para serem cabeças de chapa nas disputas pelo estado. A outra parte da promessa foi a garantia do governo estadual de aprovar emendas propostas pelo PT, além de garantir os cargos nas três comissões que partido preside na Alerj: Segurança, Cultura e Direito das Mulheres.

A posição do PT foi definida em tensa e acalorada reunião que durou cinco horas e teve como porta-voz do governador o Secretário de Ambiente, Carlos Minc. Ele liderou a turma que venceu por 34 a 20 o Sindicato dos trabalhadores da Saúde, que é contrário ao projeto.