Um ano de vitórias

Faltam poucos dias para 2011. O ano que se encerra foi de muitas lutas e vitórias. Não foi fácil mas conseguimos avançar muito nas áreas de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento. Na primeira foram destaques as parcerias com órgãos federais e estaduais, e as melhorias na APA São Bento, no Parque Natural Municipal da Taquara, nos rebios Equitativa e Tinguá, ampliação do Parque da Caixa D’Água e nos reservatórios de Xerém. Hoje, as cachoeiras de Xerém e da Taquara recebem mais de 10 mil pessoas nos finais de semana.

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento realizou mais de 100 mil metros quadrados de reflorestamento e, desde o início do governo foram emitidos mais de 300 licenciamentos, todos dentro das normas ambientais. Vale destacar ainda o bicampeonato na vacinação contra a febre aftosa, a implantação do serviço pioneiros de retirada de colméias, o atendimento à população nas solicitações de poda de árvores, o fechamento de carvoarias no Jardim Gramacho e o combate à venda de animais silvestres nas feiras-livres em operações com autoridades federais e estaduais.

Realizamos esta ano as conferências de Meio Ambiente e de Agricultura; cadastramos junto ao Ministério da Agricultura em parceria com a Emater/Rio pequenos produtores rurais que vão poder vender sua produção para merenda escolar. É o fortalecimento da agricultura familiar. Criamos em três bairros do 1º distrito a coleta seletiva e estamos implantando o projeto nos órgão municipais. Promovemos palestras sobre gripe suína, agricultura familiar e sustentabilidade e formamos 900 guardas ambientais mirins com apoio da iniciativa privada.

Outra importante vitória foi a criação da Reserva Municipal Biológica do Parque Eqüitativa que vai ganhar sede administrativa e controle de acesso. Impedimos também a ocupação e a construção de imóveis em áreas de Mata Atlântica, em cumprimento às leis ambientais.

Em 2011 podem ter certeza que continuaremos com o nosso trabalho e muitas realizações.

MEDCOR Exames Cardiológicos