Logo

Parcerias

Governar é unir esforços, visando o bem estar de todos. A partir desta afirmação podemos elencar iniciativas que somadas garantem um governo de sucesso. Antes de tudo se faz necessário diferenciarmos o que é política de Estado e Política de Governo. Política de Estado são aquelas que estão acima dos interesses individuais e de grupos, são aquelas que independente do governo, dão continuidade aos serviços oferecidos a população.

Política de Governo são os projetos a serem implantados pelos eleitos que governarão por determinado período. Para a continuidade de políticas de Estado é necessário um corpo funcional permanente nos quadros da administração pública. Para a implantação de políticas de governo se faz necessário a contratação de funcionários de confiança do projeto vitorioso no processo eleitoral.

As parcerias entre governos se dão de maneira intra e extramuros. Para ilustrar esta afirmação darei um exemplo local. A revitalização do centro da cidade de Duque de Caxias e a recuperação das praças foram licitadas e contratadas pelas Secretarias de Governo e Secretaria de Obras e Urbanismo respectivamente e conforme a Lei 8666/93 quem licita e contrata é o responsável pela execução e fiscalização do contrato. Contudo, mesmo não sendo a responsável direta por estes contratos, a Secretaria de Meio Ambiente tem emitido relatórios técnicos instruindo os responsáveis da SEGOV e SMOU, sobre os cuidados a serem observados na parte ambiental e paisagística. Isto é parceria!

Quando os seguintes órgãos: IBAMA, ICMBIO, Policia Federal, Secretaria Estadual de Ambiente, INEA, DPMA, Batalhão Florestal, Secretaria Estadual de Agricultura e EMATER fazem permanentemente trabalhos com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento. Isto é parceria!

O Estado Brasileiro tem dado demonstração inconteste de amadurecimento republicano. A nossa pasta tem feito o dever de casa dando sugestões, executando políticas públicas estruturantes nos ares de nossa responsabilidade, contribuindo intra e extramuros com os entes federativos, pois como gestor, comprometido com as políticas de governo sei da importância de termos um estado democrático de direito, onde as políticas de estado venham garantir a parceria principal que é com o nosso povo, promovendo o BEM ESTAR de nossa cidade!

Que em 2011 possamos cada vez mais aprofundar as parcerias, trazendo qualidade de vida a todos os Brasileiros e em especial aos Caxienses! Bom Ano para todos e todas!

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.