coluna direito Dra. Gilmara

PT pedirá ampliação da CPI da Petrobras até período FHC

  • Published in País

O PT vai apresentar um pedido na quinta-feira (26) para ampliar a investigação da CPI da Petrobras na Câmara até 1997, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A mobilização do partido da presidente Dilma Rousseff se baseia no depoimento do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, que disse ter começado a receber propina de uma empresa naquele ano. Em 1996 e 1997, durante o governo de FHC, a Petrobras era presidida por Joel Rennó. O ex-presidente tucano reagiu e disse, em nota, que o argumento segue a lógica de um batedor de carteira que grita “pega ladrão”.

De iniciativa da oposição, a CPI da Petrobras prevê a investigação de denúncias envolvendo a Petrobras entre 2005 e 2015. O PT preparou um pedido de aditamento para ampliar o escopo até 1997. Se o requerimento for rejeitado, a ideia é convocar Pedro Barusco para reproduzir seu depoimento da delação premiada para forçar a ampliação da investigação. Para técnicos da Câmara, a segunda opção é mais viável, já que deputados assinaram a criação de uma CPI tomando como base outro período de investigação.

Para o líder do PT, Sibá Machado (AC), houve omissão por parte dos investigadores depois que Barusco cita o recebimento de propina entre 1997 e 1998 da empresa holandesa SBM Offshore, que alugava plataformas para a Petrobras. “Ele conta uma historinha porque quis e o delegado não pergunta mais nada”, disse.

MEDCOR Exames Cardiológicos
MEDCOR Exames Cardiológicos