coluna direito Dra. Gilmara

Usina Angra 1 para e 8 Estados e DF sobrem ‘apagão’

  • Published in País

Oito estados brasileiros e o DF sofreram um apagão na tarde desta segunda-feira (19), provocada pelo consumo recorde de energia elétrica em função do forte calor. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) determinou que distribuidoras reduzissem o fornecimento. O movimento provocou falta de luz em Rio, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e Distrito Federal (DF), além do fechamento de duas estações do metrô da capital paulista.

Uma forte queda de frequência do Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou o desligamento automático da Usina Angra 1, às 14h49. “O desarme do reator ocorreu devido à atuação do conjunto de equipamentos que o protegem. A causa constatada foi uma forte queda na frequência do SIN”, disse a Eletronuclear, estatal do Sistema Eletrobras que administra a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, onde funcionam as usinas Angra 1 e 2 e está em construção a Usina Nuclear Angra 3. Para restabelecer a frequência elétrica às condições normais, o ONS explicou que adotou "medidas operativas" em conjunto com as distribuidoras das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Segundo o ONS o impacto dos cortes impactou menos de 5% da carga do Sistema. A partir das 15h45, a situação foi totalmente normalizada. O ONS explicou que nesta terça-feira (20), às 14h30, no Rio de Janeiro, se reunirá com os agentes envolvidos para analisar a ocorrência.

MEDCOR Exames Cardiológicos