Logo

Procon volta a autuar a filial do Guanabara de Caxias

Procon volta a autuar a Josué CardosoEm uma nova etapa da Operação Secos e Molhados, o Procon Estadual fiscalizou na terça-feira (12) o  Supermercado Guanabara de Duque de Caxias, localizado na Rua Tenente José Dias, no centro da cidade. Os fiscais encontraram irregularidades como a utilização de Pallets de madeira – a lei obriga serem de material lavável - e a venda de salsichas com prazo de validade superior ao fixado pelo fabricante

. Foi dado prazo de 15 dias para a adequação. Em maio último, em outra etapa da operação, a filial já havia sido autuada pelos fiscais do órgão. Além do Guanabara, a operação visitou outros três também localizados em Duque de Caxias e mais três na capital. Do total, seis foram autuados.

Segundo o Procon, os fiscais descartaram 143kg e 430g de  alimentos impróprios para o consumo. A maior parte dos produtos descartados estava na filial dos Supermercados Unidos da Estrada dos Bandeirantes nº 8.000, em Jacarepaguá: 122kg e 650g de alimentos como lombo suíno, salsicha e carne previamente moída. A legislação estabelece que a carne deve ser moída somente após o pedido do consumidor e diante dele. O estabelecimento também tinha problemas estruturais: ralo quebrado na câmara de resfriados e portal da câmara de congelados enferrujado, entre outros. O Unidos e outros dois mercados, assim como o Guanabara de Duque de Caxias, também usavam pallets de madeira. O outro estabelecimento é o Prezunic da Estrada de Jacarepaguá nº 7.153, Freguesia.

No Carrefour 25 de Agosto foi constatada usência de barreira de proteção na área de peixaria. As câmaras de congelados e de laticínios estavam com pisos quebrados e rachados. Já o Extra, na Avenida Governador Leonel Brizola, no centro, os fiscais flagraram ausências do cartaz informando a proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores, do certificado do Corpo de Bombeiros e do Livro de Reclamações. De todos os supermercados fiscalizados, apenas no Assai de Duque de Caxias, na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, os fiscais não encontraram irregularidades.

ANTECEDENTE - No dia 15 de maio, em outra etapa da Operação Secos e Molhados, o Procon Estadual fiscalizou quatro filiais de supermercados em Duque de Caxias: Guanabara (Rua Tenente José Dias), Prezunic Centenário (Rua Dr. Manoel Reis nº 175), Assaí (Av. Governador Leonel Brizola, Vila Centenário) e Carrefour 25 de Agosto (Avenida Brigadeiro Lima e Silva). De todos, foram encontradas irregularidades apenas no Guanabara. Ali, foram encontradas na câmara frigorífica do açougue, peças de filé mignon com etiqueta informativa de validade com prazo superior ao fixado pelo fornecedor. As prateleiras das câmaras frigoríficas apresentavam ferrugem. Além disso, havia produtos vencidos, entre os quais: 6kg de muçarela, 400g de queijo minas padrão, 4kg de bolinho de bacalhau e 2kg de mistura para bolo de chocolate.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.