coluna direito Dra. Gilmara

Janot pede abertura de inquérito contra governador Pezão no STJ

  • Published in Jornal

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, é alvo de um pedido de abertura de inquérito feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). O caso tramita sob sigilo. O pedido de investigação se baseou em delações da Odebrecht que apontam que Pezão recebeu dinheiro em espécie, pessoalmente, e fora do Brasil. O governador foi citado pelos executivos Benedicto Barbosa da Silva Júnior e Leandro Andrade de Azevedo.

Segundo as delações, pagamentos a Pezão constam do Setor de Operações Estruturadas, mais conhecido como o departamento de propina da empreiteira.

O governador Pezão figura como investigado em outro inquérito sobre supostos desvios, para caixa dois da campanha em 2010, de obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). A própria PGR considerou, no entanto, não haver indícios a respeito da participação de Pezão, mas apenas em relação ao então cabeça da chapa, Sérgio Cabral, atualmente preso. O STJ ainda não decidiu sobre o pedido de arquivamento.

Em nota, Pezão afirmou que "nunca recebeu recursos ilícitos e jamais teve conta no exterior" e que as doações de campanha foram todas feitas com registro na Justiça Eleitoral. "Não é verdade que delatores da Odebrecht tenham relatado que o governador Pezão recebeu propina pessoalmente e em contas no exterior", diz a nota, acrescentando que "os delatores afirmaram que nunca trataram disso com o governador".

MEDCOR Exames Cardiológicos
MEDCOR Exames Cardiológicos