coluna direito Dra. Gilmara

Thiago Pampolha participa de encontro sobre segurança nas escolas em Brasília

  • Published in Jornal

No encontro, o governador em exercício reforçou ações estaduais e pediu engajamento das famílias e da sociedade para assegurar a cultura da paz nas instituições educacionais

A segurança de alunos e profissionais da educação de todo o Brasil foi tema da reunião sobre ‘Pactuação de Políticas de Proteção do Ambiente Escolar’ que aconteceu, nesta terça-feira (18/04), no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, representou o governador Cláudio Castro no encontro e definiu como um compromisso de todo o estado a promoção da cultura da paz e a prevenção de atos violentos nas instituições educacionais, sejam eles físicos ou psicológicos. A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, também participou do evento.

A criação do Comitê Permanente de Segurança Escolar, para a reforçar as medidas de segurança para alunos e profissionais de unidades de ensino em todo estado, é uma das principais medidas adotadas pelo governo do Rio. O grupo, composto por representantes de secretarias de Educação, forças de segurança, deputados, defensores públicos, Ministério Público e entidades de classe, já trabalha para monitorar e fortalecer as demandas sobre o tema em ambiente escolar.

Para Thiago Pampolha, a conversa promovida pelo governo federal é fundamental para alinhar estratégias de ação em nível nacional e compartilhar propostas e sugestões entre os entes federativos.

Leia também: SAIBA DO NOVO SISTEMA PARA O PAGAMENTO DO ITD

- Liderado pelo governador Cláudio Castro, o Governo do Estado do Rio já tem tomado atitudes para conferir segurança aos ambientes escolares do nosso estado.  Reforçamos a ronda escolar, por meio do patrulhamento contínuo da Polícia Militar, junto com a criação do aplicativo ‘Rede Escola’, já em fase de implantação. Também estamos estabelecendo a dinâmica de incluir projetos de promoção à saúde mental dentro das escolas. É preciso envolver a família neste processo e engajar a sociedade. Por mais que se invista em tecnologia e monitoramento, é extremamente importante que a família seja participativa e esteja empenhada nesse esforço coletivo para mais paz e tranquilidade nas escolas - ressaltou Pampolha.

Encontro em Brasília

Durante a reunião, que também contou com a presença de chefes dos poderes Judiciário e Legislativo, ministros de Estado, governadores, entidades representativas de prefeitos e parlamentares, o governo federal anunciou um programa de fomento para implementação de ações integradas de proteção ao ambiente escolar. As medidas somam R$ 3,115 bilhões para infraestrutura, equipamentos, formação e, principalmente, apoio e implantação de núcleos psicossociais nas escolas.

Lula disse que há uma predominância na pregação da violência no ambiente da internet, e que a sociedade e as famílias devem assumir a responsabilidade pelo processo educacional das crianças e adolescentes.

 - As plataformas digitais devem ser responsabilizadas pelo conteúdo que ajudam a disseminar. Elevar muros e instalar detectores de metais não resolve a questão da violência. O problema está no processo educacional dentro da própria família.