Logo

Vereadores apresentam demandas e cobram soluções da Supervia

Parlamentares sugerem revitalizações das plataformas. O Vereador Claudio Thomaz informou que foram recolhidas 20 assinaturas para a abertura de uma Comissão Especial para investigar algumas ações da Secretaria de Ciência e Tecnologia, referente a Fundec.

A Segunda Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Duque de Caxias, realizada nesta quinta-feira (03), reuniu, mais uma vez, os vereadores em defesa da população. Obras importantes como: canalização, limpeza de córregos e combate às enchentes foram mencionadas, tendo em vista a proximidade das fortes chuvas do final da primavera e início do verão. Além disso, a Supervia foi indagada quanto às condições das estações de trem de Duque de Caxias. O abandono, a falta de limpeza e de obras de conservação foram citados como necessidade.

Leia também: Questionamentos, denúncias e cobranças marcam a primeira sessão plenária de novembro na Câmara de Caxias

Manifestações na Tribuna

Três parlamentares fizeram o uso da palavra. Nivan Almeida (PT), primeiro orador inscrito, agradeceu o trabalho da 3º Residência de Obras (3º RO) pelo trabalho realizado no Conjunto Imbariê. O parlamentar destacou a drenagem feita nas ruas que, costumeiramente, ficavam alagadas em dias de chuva. Em contrapartida, Nivan sugeriu à Secretaria de Obras uma ação de limpeza dos córregos e desassoreamento dos rios que ficam nos bairros Taquara e Parada Angélica. “É importante que a Secretaria Municipal de Obras, se for o caso em contato com o INEA também, continue o trabalho de dragagem, limpeza e desassoreamento desses rios, haja a vista a intensidade das chuvas que se apresentam para o próximo verão”.

Alex Freitas (SD) foi o segundo parlamentar que subiu à tribuna. O parlamentar iniciou o seu discurso corroborando com Nivan a respeito da essencialidade do trabalho da Secretaria de Obras no combate às enchentes. Alex também comentou em sua fala a tramitação de um projeto de lei, de sua autoria, que solicita a Secretaria de Fazenda mais acessibilidade ao contribuinte na hora de quitar os seus tributos. Intrinsicamente, o PL sugere pagamentos via cartão de crédito, débito e Pix. Ao encerrar a sua participação na tribuna, o vereador chamou atenção para os problemas recorrentes nas plataformas de trem do município administradas pela Supervia. Segundo o parlamentar, são necessárias revitalizações para garantir mais ordem e conforto aos passageiros duquecaxienses.

Claudio Thomaz subiu à tribuna para dar um retorno sobre o que fora mencionado em sua fala na Sessão Ordinária de terça-feira (01). O vereador informou que foram recolhidas 20 assinaturas para a abertura de uma Comissão Especial que investigasse algumas ações da Secretaria de Ciência e Tecnologia, referente a Fundec e algumas das suas funcionalidades que, na visão do parlamentar, geram dúvidas e questionamentos. Claudio Thomaz sugeriu a presidência da Câmara maior urgência de votação desta Comissão para que ela possa ser colocada em prática o mais rápido possível.

Expediente do dia

Durante o expediente do dia, lido no início da Sessão plenária, as mais variadas demandas foram apresentadas ao Executivo de Duque de Caxias. Os parlamentares apresentaram, através das suas indicações, preocupações com a saúde, educação, meio ambiente e ordem pública.

A Indicação número 40804/2022, de autoria do vereador Jackson Wagner (PSD), solicitou à Prefeitura obras de ampliação da Escola Municipal Santa Therezinha, que fica na Rua Davi de Oliveira, SN, bairro Parque Lafaiete, 1º Distrito da Cidade. A indicação visa dar mais conforto, ao mesmo tempo em que abre mais espaços para novos estudantes, a esta tradicional escola do bairro que concentra muitos alunos da região.

Além das solicitações que visam melhorias e soluções, o Expediente do Dia também apresentou requerimentos para conceder moções a duquecaxienses pelas suas atuações positivas na cidade de Duque de Caxias.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.