Logo

Rio de Janeiro recebe cerca de 6 mil jovens para os Jogos Escolares Brasileiros

Encontro entre diferentes gerações de atletas mostra importância da competição

Um encontro de gigantes. De um lado, Robson Caetano, de 58 anos, ex-atleta olímpico brasileiro, especializado em corridas de curta distância e detentor de muitas conquistas no esporte.

Do outro, Grazielly Jorgea dos Santos, 14, que sonha em conquistar o pódio nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB´s), competição que acontece entre os dias 2 e 14 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro. Pelo segundo ano consecutivo na capital fluminense, o torneio é um intercâmbio entre estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos das 27 unidades federativas.

Para viabilizar esse encontro entre os atletas e também a chegada dos competidores, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), vai custear a hospedagem de todos os participantes. O investimento é de mais de R$ 12,7 milhões, totalizando 63 mil diárias. A realização do evento é da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com o Governo Federal.

- O nosso estado tem muitas vocações e uma delas, sem dúvidas, é o esporte. Os JEB´s vão possibilitar que a população fluminense e as delegações vivenciem um clima olímpico, tão importante para fomentar o esporte e para movimentar o turismo e a economia. Estamos de braços abertos para receber esses jovens cheios de sonhos e muita vontade de fazer a diferença - destaca o governador Cláudio Castro.

Leia também: Pequenos negócios e geram mais de 192 mil empregos em setembro

Com recorde de inscrições, cerca de 6 mil adolescentes vão competir na cidade em três locais: Parque Olímpico da Barra da Tijuca, UNIFA – Universidade das Forças Aéreas e Arena da Juventude, em Deodoro.

Gerações diferentes e muito em comum

Robson Caetano, que hoje é superintendente da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, participou dos JEB´s em 1981, de onde saiu com ouro no salto em distância e prata nos 100m e 200m rasos, as mesmas modalidades esportivas em que Grazielly vai competir. Para ele, a competição é uma diversão séria, que permite que os jovens sonhem em pisar nas pistas olímpicas. Em um bate-papo com Grazielly, uma das promessas dos JEB´s, o ex-atleta ressaltou a importância do evento para a sua vida.

- A minha trajetória nos Jogos Escolares é muito curiosa porque iniciei meus treinos em 1978, no Botafogo, e ao receber o estímulo ‘você é olímpico’, comecei a perseguir isso. Na escola fui me destacando e após vencer o salto em distância e ficar em segundo lugar nos 100 m rasos em uma competição aqui no Rio de Janeiro, me convocaram para os JEB´s em Brasília. Essa passagem pelos Jogos foi muito importante, porque fez com que me vissem e respeitassem como atleta - diz Robson.

De forma improvável, o talento de Gabrielly para prática de esportes foi descoberto enquanto brincava de correr na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte do Rio. Com sua aptidão, foi indicada e passou em um teste do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), da Marinha do Brasil, onde treina até hoje. Pelo segundo ano consecutivo nos JEB´s, a jovem espera um novo resultado e é uma das integrantes do TIME RJ, que vai representar o Rio de Janeiro.

- Em 2021 fiquei em oitavo lugar nos JEB´s e, ao longo da minha trajetória, já ganhei umas nove medalhas, mas nenhuma tão importante como dos Jogos Escolares. Dessa vez, tenho o sonho de ganhar medalha de ouro. Meu coração está acelerado e penso muito na competição - completa Grazielly, aluna do CIEP Brigadeiro Teixeira, localizado em Nova Iguaçu.

Sobre a competição

No total, serão 17 modalidades a serem disputadas: badminton, ginásticas artística e rítmica, xadrez, tênis de mesa, vôlei, basquete, futsal, handebol, judô, taekwondo, karatê, wrestling, vôlei de praia, atletismo, ciclismo e natação. A novidade para essa edição é a inserção de modalidades demonstrativas como o surfe, skate e o break dance.

O Time RJ conta com quase 300 pessoas entre atletas e chefes de delegação. São quase 100 escolas participantes entre particulares e estaduais de todo o estado. Os atletas classificados na competição poderão ter direito ao benefício do Programa Bolsa Atleta estadual em 2023, além de poderem participar dos Jogos Escolares Sulamericanos/2022.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.