Logo

Aliseo anuncia investimentos de R$ 500 milhões no Porto do Açu

Empresa vai instalar base logística para apoiar operações submarinas da Petrobras no pré-sal

Empresa brasileira de soluções logísticas, serviços de energia e infraestrutura, a Aliseo vai investir R$ 500 milhões na instalação de uma base de carregamento de flexíveis no Porto do Açu, Norte Fluminense.

Quando entrar em operação, em maio de 2023, irá gerar cerca de 500 empregos na região de São João da Barra, onde o Porto do Açu está localizado. O anúncio foi feito esta semana durante reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais.

– A instalação dessa base no Porto do Açu, maior complexo porto-indústria da América Latina,  é mais um investimento a consolidar o Norte Fluminense e o Estado do Rio na cadeia logística de petróleo e gás.  Contribuirá para gerar valor para a região, e mais emprego e renda para a população local – afirmou o governador Cláudio Castro.

Leia também: Produção de café no estado do Rio registra aumento de 127% no faturamento

A Base de Carregamento de Flexíveis do Açu (Baçu) será instalada, inicialmente, em uma área de 160 mil metros quadrados no Porto do Açu. A unidade apoiará as operações de carregamento, descarregamento, manuseio, controle, transporte e armazenamento de bobinas, tramos e acessórios de flexíveis submarinos utilizados pela Petrobras nos campos do pré-sal.

– É um conjunto de serviços de engenharia e logística, fundamentais para apoio às operações submarinas da Petrobras, que reforçará o protagonismo do Porto do Açu e do estado como hub logístico nacional – observou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Cássio Coelho.

A Aliseo é oriunda do Consórcio 3T Flexíveis, formado em 2021 pela Transdata, empresa especializada em engenharia e movimentação de cargas, e pela Splenda Offshore, empresa especializada em logística titular da concessão do Terminal Portuário de Angra dos Reis (TPAR).

– O atual cenário econômico e institucional do estado torna nosso compromisso com o Rio de Janeiro de longo prazo. Temos um contrato de cinco anos com a Petrobras, mas o contrato de arrendamento do terreno é de 30 anos, podendo ser renovados por mais 40 anos – disse Leandro Cariello, diretor da Aliseo.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.