Onde o poder público não chega, pode sim chegar a solidariedade

Quero compartilhar com meus amigos leitores uma visita que fiz ao projeto Cristolândia Miracema-Santo Antônio de Pádua, da Junta de Missões Nacionais (JMN) da Igreja Batista. O projeto atende em torno de 30 internos que estão recebendo tratamento contra a dependência química. Nossa intenção, além de conhecer o projeto era unir as duas cidades e as autoridades locais, através de parcerias, com a responsabilidade de ajudar a Instituição que vem realizando um belíssimo trabalho na restauração de vidas e reabilitação social. Jovens que viviam excluídos da sociedade e de suas famílias devido ao vício do álcool ou das drogas. Muitos até com passagens pela polícia, mas que agora agradecem a Deus por estarem vivos e terem suas vidas transformadas. Não há como não se emocionar!

O atendimento se inicia na Missão Batista Cristolândia com a abordagem, triagem dos atendidos e uma série de ações que contribuem para melhoria da qualidade de saúde física e no resgate da autoestima. Fazem parte do acolhimento diagnóstico psicossocial, regularização civil, resgate de vínculos familiares, tratamento de saúde, terminando com capacitação profissional e reinserção social, com encaminhamento para estágio e primeiro emprego,

A nova Lei de Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas, cuja Comissão de elaboração  fiz parte, será um grande avanço Esta foi votada na Câmara dos Deputados e aguarda votação no Senado.

Um dos pontos mais importantes é o reconhecimento do trabalho das Comunidades Terapêuticas através de investimentos e apoio. Claro que este apoio deve ser acompanhado de uma fiscalização rigorosa e eficiente. Mas não tenho dúvidas que projetos como Cristolândia são exemplos do que precisamos para combater essa verdadeira epidemia social.

O governo federal fez um levantamento do índice de recuperação que o Projeto Crack é Possível Vencer, lançado no ano passado, tem alcançado na luta contra a dependência química. O índice de retorno ao vício é assustador. De cada 100 pessoas tratadas, somente 5%, ou seja, cinco pessoas têm suas vidas transformadas. Os outros 95%, infelizmente, retornam ao vício.

No projeto Cristolândia acontece o inverso: as vidas são recuperadas e voltam para sociedade curadas mentalmente, fisicamente e espiritualmente. O trabalho liderado pelo Pastor Fernando Brandão – Diretor Executivo da Junta de Missões Nacionais da Igreja Batista, pode servir de exemplo e ponto de partida para outros que têm o mesmo desejo de engajar-se nessa verdadeira missão.

Assim, como deputado, cidadão e cristão estarei ao lado, lutando pelo trabalho de Comunidades Terapêuticas sérias, que alcançam muitas vidas, muitas famílias. Onde o Poder Público não chega, pode chegar sim, o amor ao próximo, a solidariedade e a vontade de resgatar a dignidade humana. Basta separarmos o joio do trigo. Sem, contudo, inviabilizar àqueles que querem e sabem como fazer dar certo. Parabéns ao Projeto Cristolândia, estendendo também a tantos outros Projetos que merecem nosso respeito.

MEDCOR Exames Cardiológicos