As manifestações populares

Vimos nas últimas semanas o povo brasileiro se manifestando direta ou indiretamente. Mas se manifestando. Nas ruas, pelas redes sociais, em um  bate-papo junto aos amigos, nas Igrejas.

As manifestações populares

A família brasileira deixou de ser coadjuvante na vida política nacional e passou a personagem principal. E ganhamos muito com isso!

Apesar de prejuízos materiais ocasionadas por grupos de vândalos, o Brasil mudou de cara, de postura e mostrou amadurecimento político. Saúde, Educação, Segurança, Transporte Público sempre foram obrigações do Estado. Mas apenas apareciam em promessas de campanha e desapareciam ao longo dos mandatos. Com raríssimas exceções, devemos ressaltar.

Um resultado objetivo, prático e pragmático cuja mola propulsora veio das ruas através de tantas vozes, idades diferentes, mas o mesmo desejo, foi  a aprovação do projeto de lei que destinou 75% dos  recursos obtidos por União, estados e municípios com os royalties do petróleo e do gás natural além das participações especiais na extração petrolífera  à educação pública . O saldo dos 25% deverá ser investido em Saúde.

Um país que ainda vive a realidade do déficit de vagas nos hospitais, falta de remédios e número de profissionais insuficientes para dar dignidade em nossas Urgências e Emergências não pode se dar ao luxo de dizer que nossos Estádios são os melhores do mundo. Um país onde ainda existe desvio da verba da merenda escolar, salários vergonhosos para o pagamento dos professores, não pode se dar ao luxo de dizer que seremos o País da Copa. Antes devemos ser o País dos brasileiros, para os brasileiros.

Esperamos que a mobilização continue pró-ativa. Ordeira, mas firme na cobrança da aplicação do dinheiro público, de uma Máquina eficiente. Que os Títulos que tratam dos Princípios Fundamentais e Direitos e Garantias de nossa Constituição saiam das páginas das publicações e entrem  nas casas de cada cidadão brasileiro.