Logo

Comissão Externa para visitar região Serrana

Na semana passada, dia 27 de março, fui designado pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, para fazer parte da Comissão Externa objetivando visitar a região serrana do Rio de Janeiro para averiguar os danos sociais, ambientais e econômicos, decorrentes das enchentes, inundações e desmoronamentos.

A Comissão Externa também acompanhará as providências que estão sendo tomadas no sentido de atender às populações afetadas e apresentará relatório até maio.

Já escrevi para esta mesma coluna um texto referente à sequência de fatos que para nós é muito conhecida: chega o verão, que traz consigo as chuvas, e os desastres naturais se repetem em todo o Rio de

Janeiro. Desmoronamentos, destruições e mortes, tragédias como a que ocorreu no começo do ano no distrito de Xerém, no município de Duque de Caxias e agora, novamente, na região serrana. E isso acontece há décadas e autoridades sempre dizem que irão resolver no ano seguinte. Do ano 2000 a 2011 foram gastos mais de 7 bilhões de reais em ações emergenciais. Mas, para ações preventivas foram gastos menos de 700 milhões de reais: obras de drenagem, contenção de encostas, reconstrução e etc.

O Governo sabe quais intervenções precisam ser feitas, basta elaborar uma política de prevenção naqueles lugares. Não tenho dúvidas que todos desejam resolver esses problemas, mas precisamos intensificar a Fiscalização sobre a utilização dos recursos liberados pela União. Não é possível que com tantos Ministérios envolvidos; pessoal e as três esferas governamentais trabalhando em conjunto, continuamos pecando na prevenção e mostrando para o mundo nossa desorganização e falta de comunicação entre os Governos.

A União, através dos Ministérios da Integração e das Cidades, tem total capacidade técnica, e principalmente verbas para articular junto aos Estados e Municípios planos de ações integradas para extinguir esses problemas. Assim, além de protegermos vidas, bens materiais, economizaríamos dinheiro público. Estou focado nos trabalhos dessa Comissão. Eu e meus pares vamos nos concentrar nas investigações para que possamos contribuir com resultados concretos e assim dissipar esses desastres do nosso calendário.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.