Comissão Externa para visitar região Serrana

Na semana passada, dia 27 de março, fui designado pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, para fazer parte da Comissão Externa objetivando visitar a região serrana do Rio de Janeiro para averiguar os danos sociais, ambientais e econômicos, decorrentes das enchentes, inundações e desmoronamentos.

A Comissão Externa também acompanhará as providências que estão sendo tomadas no sentido de atender às populações afetadas e apresentará relatório até maio.

Já escrevi para esta mesma coluna um texto referente à sequência de fatos que para nós é muito conhecida: chega o verão, que traz consigo as chuvas, e os desastres naturais se repetem em todo o Rio de

Janeiro. Desmoronamentos, destruições e mortes, tragédias como a que ocorreu no começo do ano no distrito de Xerém, no município de Duque de Caxias e agora, novamente, na região serrana. E isso acontece há décadas e autoridades sempre dizem que irão resolver no ano seguinte. Do ano 2000 a 2011 foram gastos mais de 7 bilhões de reais em ações emergenciais. Mas, para ações preventivas foram gastos menos de 700 milhões de reais: obras de drenagem, contenção de encostas, reconstrução e etc.

O Governo sabe quais intervenções precisam ser feitas, basta elaborar uma política de prevenção naqueles lugares. Não tenho dúvidas que todos desejam resolver esses problemas, mas precisamos intensificar a Fiscalização sobre a utilização dos recursos liberados pela União. Não é possível que com tantos Ministérios envolvidos; pessoal e as três esferas governamentais trabalhando em conjunto, continuamos pecando na prevenção e mostrando para o mundo nossa desorganização e falta de comunicação entre os Governos.

A União, através dos Ministérios da Integração e das Cidades, tem total capacidade técnica, e principalmente verbas para articular junto aos Estados e Municípios planos de ações integradas para extinguir esses problemas. Assim, além de protegermos vidas, bens materiais, economizaríamos dinheiro público. Estou focado nos trabalhos dessa Comissão. Eu e meus pares vamos nos concentrar nas investigações para que possamos contribuir com resultados concretos e assim dissipar esses desastres do nosso calendário.