Ensino a distância

A expansão do setor de telecomunicações, no fim do século passado, permitiu impulsionar a internet no País e trouxe nova dinâmica aos cursos de ensino a distância. Até aquele momento, essa forma de aprendizagem era vista com certo preconceito e muito vinculada aos cursos técnicos por correspondência ou aos telecursos produzidos por emissoras de TV, em parceria com o setor privado.

Com o plano de ampliação da rede de banda larga, tem ficado mais fácil o acesso a programas de ensino que começaram a ser ofertados por instituições públicas e particulares por meio da internet. De acordo com o Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (AbraEAD), 2,5 milhões de cidadãos estudaram em cursos com tais metodologias no ano de 2007.

O Anuário Brasileiro informa também que há cerca de 1,6 mil opções de cursos. São cursos técnicos ou até mesmo de pós-graduação, que podem ajudar a impulsionar a carreira. Ao participar do ensino on-line, o aluno fortalece o seu currículo, torna-se um profissional mais qualificado e, com isso, aumenta as oportunidades para ocupar postos mais relevantes e, consequentemente, ganhar mais no fim do mês.

É por isso que o ensino a distância foi incorporado pelas grandes empresas como uma ferramenta fundamental para capacitação de funcionários. Além de ser uma opção mais barata que os cursos presenciais, essa ferramenta permite treinar a mão de obra sem provocar interferência maior no processo de produção. Nas grandes corporações, os cursos mais aplicados são os de tecnologia e de planejamento e gestão.

As estatísticas do setor mostram ainda que todos os anos aumenta a diversidade dos cursos. É preciso aproveitá-los ao máximo, no ambiente do trabalho ou fora dele. Trata-se de uma oportunidade irrecusável para trabalhadores que chegam ao mercado de trabalho e para aqueles que não querem se acomodar na profissão. Aderir a essas novas formas de aprendizagem parece, portanto, um caminho para o sucesso profissional: um meio de aprendizagem mais rápido, mais eficaz e mais lucrativo.

MEDCOR Exames Cardiológicos