Logo

Crescimento com igualdade

Por onze anos seguidos o Brasil tem apresentado redução das desigualdades. Somente no último ano, a pobreza caiu 7,9%, dando continuidade ao processo estabelecido ao longo de toda a década passada. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a perspectiva é de que as desigualdades devem diminuir ainda mais nos próximos anos. A mesma pesquisa indica que as classes D e E deverão ficar cada vez menores em comparação com o total da população. Em 2003, essa faixa social tinha 96 milhões de pessoas. Hoje são 63 milhões, e em 2014 esse número deverá ser de 49 milhões de pessoas.

Essa migração entre classes tem várias razões. Mas o crescimento do emprego formal e a inclusão econômica das famílias mais pobres por meio dos programas sociais brasileiros, que são referência no mundo inteiro , podem ser apontados entre os principais motivadores. Em parte, talvez seja por isso que o Brasil também lidere o Índice de Felicidade Futura (IFF), pesquisa realizada em 158 países, incluindo Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha.

No entanto, temos muitos desafios a superar e grandes obstáculos a serem transpostos. Embora tenhamos tido grandes avanços, o país está entre os 12 com menor igualdade no mundo. Se o Brasil quiser permanecer entre as nações economicamente mais desenvolvidas, terá que promover uma mudança política no que diz respeito à qualidade do processo decisório. Um novo protagonista precisa fazer parte da tomada de decisões. Trata-se do imenso contingente de brasileiros que integram a nova classe média. Esse segmento tem sido o que mais aumenta. E, até 2014, de cada dez pessoas, seis estarão na classe C.

A consolidação de nossa classe média poderá assegurar um estágio de maior igualdade econômica , porque o aumento da renda desses brasileiros vai continuar permitindo o aumento do consumo interno e, consequentemente, da produção e do emprego. É um ciclo virtuoso que o país persegue e, com um ele, um projeto de futuro, em que cada cidadão deixa de lutar exclusivamente pela sua subsistência e passa a ter melhores oportunidades para realizar, melhorar e atingir seus objetivos de vida.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.