Trabalhador qualificado

 

Os empreendimentos no Estado do Rio de Janeiro acenam para a crescente demanda por mão de obra. Apenas o Complexo Petroquímico (Comperj), em Itaboraí, prevê a oferta de 200 mil empregos diretos e indiretos. São postos de trabalho para diversos perfis de profissionais, e os considerados mais atraentes vão exigir melhor qualificação.

Na contramão, recente pesquisa da Fundação Getúlio Vargas colocou o Rio na liderança do ranking daquilo que classificou como “falta de interesse” pelos cursos profissionais. Esse desinteresse leva a acreditar que o trabalhador ainda não teve a atenção voltada para as diferentes oportunidades ou os institutos de educação não colocam à disposição cursos que se enquadram ao perfil da demanda pelas indústrias.

Nos últimos anos, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) expandiram os campi nas diversas regiões fluminenses, impulsionados pelos segmentos de petróleo e gás e pela indústria naval. Por essa razão, quem investir na qualificação terá diversas opções de entrada no mercado de trabalho.

Como resultado prático, essa demanda vai proporcionar o aquecimento econômico, fazendo surgir outras indústrias nas proximidades do complexo. Há ainda outros benefícios para a população. A entrada em operação do Comperj vai assegurar o aumento de receita aos cofres municipais com impacto para construção de mais obras e, por sua vez, mais oferta de trabalho. Isso vai refletir no aumento da renda familiar.

Tais oportunidades podem despertar interesse em jovens e adultos que residam em outras cidades fluminenses. Da mesma forma como Macaé, por exemplo, a região de Itaboraí percebeu os efeitos dessa expansão e já se tornou centro de atração de profissionais.

No norte do estado vamos deparar com o Superporto do Açu, cujos investimentos privados vão ofertar 50 mil empregos diretos e indiretos. Ou os estaleiros em Angra dos Reis, que demandam profissionais para o atendimento dos pedidos de embarcações, sondas de perfuração e demais equipamentos para o setor de petróleo e gás.