Mobilidade Urbana

A circulação das pessoas vem se tornando um dos grandes desafios para as cidades brasileiras. Os engarrafamentos tornaram-se o pesadelo diário dos motoristas. Quando ocorre o travamento dos principais corredores, as consequências para a qualidade de vida podem ser graves. E elas acarretam, segundo especialistas, enormes prejuízos econômicos e sociais. Congestionamentos constantes adicionam custos extras significativos nos produtos. Isso pode levar à redução da eficiência econômica de uma região, segundo constatou estudo da Fundação Dom Cabral. O congestionamento desestimula empresas e pessoas a se estabelecerem e encoraja empresas ali localizadas a procurarem outro local.

As autor idades públicas precisam estar preocupadas em resolver a questão da mobilidade urbana, especialmente nas regiões metropolitanas, onde as soluções para essas questões dependem da atuação articulada de órgãos municipais, estaduais e federais. Trata-se de uma prioridade política e administrativa que exige empenho, diálogo e criatividade em torno de projetos que tenham foco adequado e metas precisas.

Daí o meu empenho em viabilizar a duplicação da Avenida do Contorno em Niterói, que serve aos moradores desta cidade e de São Gonçalo, como a todos que de outras regiões do Estado pretendam utilizar a Ponte em direção da capital. A iniciativa exigiu criatividade dos envolvidos. No entanto, falta a decisão do prefeito de Niterói para viabilizar a utilização de parte de área do Cemitério de Maruí e tornar possível um novo projeto que preserve espaços de estaleiros. Mas, se em 15 dias esta alternativa não se tornar realidade, a obra será iniciada segundo o projeto original.

A duplicação vai ajudar a resolver os transtornos que todos enfrentam para acessar a região dos Lagos, sobretudo em dias de feriado prolongado. No entanto, os benefícios com esta obra serão ainda maiores e estarão presentes na qualidade de vida do s trabalhadores, em mais oportunidades de investimentos e negócios, em mais empregos para quem vive em Niterói e municípios próximos.

MEDCOR Exames Cardiológicos