Logo

Microcrédito é opção para crescer

É comum ouvir dizer que banco só dá dinheiro pra quem menos precisa. Ou seja, para quem já tem dinheiro. Felizmente, tem ocorrido uma mudança nesta lógica. Em primeiro lugar as instituições financeiras descobriram uma coisa que qualquer trabalhador sabe: que a maioria das pessoas preza por ter o seu nome limpo, por isso se esforça o máximo possível para pagar suas dívidas em dia. Logo, que é bom negócio fazer negócio com ele.

Por isso os bancos também têm feito o possível para se aproximar de locais onde antes não havia atendimento. Uma forma é a rede de correspondentes bancários, que são pontos de atendimento em comércios locais como correios, mercados e lotéricas, onde é possível pagar contas, sacar benefícios sociais e, inclusive, abrir conta, obter empréstimos e adquirir outros produtos financeiros. Trata-se de um trabalho importante em que ganham os moradores, empresários e as instituições financeiras.

Algumas instituições estão indo além e se posicionando fisicamente dentro de comunidades. De olho no aumento da renda dos trabalhadores, passam a oferecer ainda mais opções e serviços financeiros para a população e para os empresários locais. A Rocinha, por exemplo, foi a primeira favela do Rio de Janeiro a receber uma agência bancária, do Banerj, quando eu era Governador. Mas só recentemente recebeu novos pontos de atendimento bancário.

Nesse processo, as instituições financeiras visam aproximar produtos dos clientes com opções financeiras diferenciadas. Com isso, devem atender as necessidades de quem, por exemplo, tem um pequeno negócio. Uma das modalidades se chama microcrédito produtivo e pode ser uma excelente opção para quem pretende comprar um equipamento novo, renovar o estoque ou adquirir matéria-prima. As taxas de juros, em especial dos bancos públicos como Banco do Brasil e Caixa, são atrativas.

Os bancos sabem que há bons negócios em cada comunidade, onde há clientes que ficaram por anos esperando uma oportunidade de melhorar seus negócios, empreender e melhorar suas vidas.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.