A Lição do Igor

O Rio de Janeiro tem motivo para se orgulhar do resultado obtido por algumas de suas escolas no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O tradicional Colégio São Bento voltou a ocupar o posto de melhor escola do país no ranking do Ministério da Educação. Essa é quarta vez nas seis edições do Enem que o São Bento se mantém no topo. O resultado merece parabéns. No entanto, gostaria de chamar atenção para o desempenho obtido pelos alunos do Instituto de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-Uerj). A instituição é hoje a melhor escola pública do estado e a terceira melhor no ranking nacional.

 

 

Os dirigentes, professores e pouco mais de 1 mil alunos não deixam dúvidas de que a excelência nos resultados se deve ao trabalho árduo, bem planejado, com foco, metas e métricas definidos. O depoimento dado pelo estudante Igor Alves, de 16 anos, resume o grau de comprometimento da escola carioca: "Aqui não nos preparam exclusivamente para o Enem, mas para todos as provas. Os professores se dedicam, não queremos fórmulas, queremos entender o conteúdo”.

A escola do jovem Igor é uma unidade acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Seus alunos do ensino médio estudam em horário integral, das 7h às 17h10. Conta,é verdade, com modelos de gestão diferenciado em relação às demais escolas da rede pública. No entanto, os resultados obtidos no Enem indicam o caminho para as demais escolas de ensino médio e comprova, de uma vez por todas, que é possível alcançar na rede pública patamares compatíveis e até muito melhores que os obtidos nas quase sempre caras escolas privadas.

Na Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) trabalhamos para formular políticas públicas que possam estimular o surgimentos de escolas tão excelentes quanto a CAp-Uerj. No final de agosto, assinei com o presidente do Instituto Unibanco, Pedro Moreira Salles, um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de estudos, projetos, pesquisas e avaliações na área de educação nas redes públicas do ensino médio e que será aplicado em 500 escolas de seis estados. É o primeiro passo de um trabalho grandioso, mas entendo que essa união de esforços da sociedade civil e do governo poderá dar uma contribuição importante para nivelar, por cima, a qualidade de ensino das escolas públicas.

ece no dia 7 de novembro, em Campos.