O Sol Nascerá

O genial Cartola, em um samba antológico que dá título a este artigo, propõe viver a vida a sorrir, pois chorando, viu “a mocidade perdida”. A canção traz uma mensagem otimista, baseado na convicção de que a tempestade e as saudades vão passar, permitindo que a vida siga em frente. Nesse caso, e de maneira geral, o otimismo é mais do que uma questão de escolha inconsequente. É preciso haver razão nele e, uma delas, está, sobretudo, nas experiências que o compositor da Mangueira e todos nós acumulamos.

 

 

           Aprendemos a partir de nossas vivências, e também das experiências dos outros, que, com o tempo, as crises passam. E o mais importante, passamos a lidar com elas de modo mais eficiente e mais rápido. O que nos leva a indagar se o que ocorre no plano individual, também se repete na escala maior da sociedade. Penso que sim, e o desenvolvimento institucional, político e social do Brasil demonstram isso.

           A sociedade avançou no debate sobre a natureza dos nossos problemas sociais, políticos e econômicos. Ao mesmo tempo em que se consolidou uma política de estabilidade macroeconômica com responsabilidade fiscal e respeito aos contratos, promoveu-se, especialmente nos oitos anos do governo Lula, um dos maiores processos de distribuição de renda e combate à pobreza do planeta. Os conflitos políticos se resolveram e se resolvem cada vez mais na mesa de negociação, em debates abertos a todos.

           Neste momento em que o mundo inteiro atravessa uma crise financeira, o Brasil tem motivos para estar otimista? Sim, se além do amadurecimento a que me referi, considerarmos que as decisões de nossas autoridades econômicas estão cada vez mais baseadas em experiências sensatas e bem sucedidas. E a resposta é positivamente otimista também quando notamos que as mudanças no cenário permitem a correção de rumos de forma segura e eficiente.

           Na crise financeira internacional de 2008, o Brasil mostrou-se capaz de superá-la, mantendo o controle da inflação. Para tanto, não foi preciso prejudicar o mercado consumidor interno. Deste modo, começamos a superar uma visão comum entre os economistas brasileiros, sobretudo depois que nós conseguimos controlar a inflação, de que inflação se combate com a diminuição do consumo.

           Temos agora que fomentar outra perspectiva: de que a inflação se resolve aumentando a produtividade. Elevar a produtividade significa melhorar a qualificação profissional, fazer com que as empresas consigam produzir, no mesmo período de tempo, mais e a preços menores. Consequentemente, isso vai provocar uma baixa de preço, pelo aumento de produtos colocados no mercado. A consequência é geração de mais emprego e renda que, ao final, são os dois principais motivadores do otimismo no nosso presente e para o nosso futuro.

MEDCOR Exames Cardiológicos
MEDCOR Exames Cardiológicos