Câmara promove esta semana Seminário LGBT

Nesta terça-feira (17) acontecerá na Câmara dos Deputdos o 8º seminário LGBT, promovido pela Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT. O evento tem como slogan a frase: “Quem ama tem o direito de casar - Pela aprovação da PEC do Casamento Civil entre Homossexuais”, de autoria do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ).

Desde o último dia 5, em que o Supremo Tribunal Federal aprovou o reconhecimento da relação homoafetiva como entidade familiar, que este assunto tem causado ainda mais polêmicas no Congresso Nacional. Na semana passada, a senadora Marinor Brito (PSOL-PA) entrou com uma representação na procuradoria do Senado contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) após um bate boca entre os dois na Comissão de Direitos Humanos, onde a senadora se irritou quando Bolsonaro exibiu um panfleto antigay e chegou a dar um tapa na mão do parlamentar na tentativa de arrancar o documento.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) elaborada por Wyllys precisa de 171 assinaturas para ser apresentada ao Plenário e, segundo ele, é cumprimento de sua promessa durante as eleições. “Durante minha campanha eu disse que o norte de meu mandato seria principalmente a defesa dos direitos e liberdades civis de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, que veem em mim o seu primeiro representante legítimo no Congresso Nacional”, defendeu.

Em contrapartida, a Frente Parlamentar Evangélica afirmou que apresentará um projeto de decreto legislativo para anular a decisão do Supremo e ainda pretende sugerir um plebiscito para discutir o tema. Os evangélicos estão organizando também uma marcha contra a criminalização da homofobia, marcada para o próximo dia 1º, em frente ao Congresso.