Legados para além do esporte

No ano que vem o Rio de Janeiro vai sediar o maior evento do planeta: as Olimpíadas de 2016. As Paralimpíadas chegam na sequência, trazendo a possibilidade de enfrentarmos o desafio de tornar não só a capital, mas as cidades do estado do Rio de Janeiro acessíveis. Será o evento em que temos mais chance de sucesso na conquista de medalhas e consequentemente maior projeção.

Na opinião de especialistas como o professor Lamartine Da Costa um dos organizadores da plataforma-livro "O Futuro dos Megaeventos Esportivos - inovações pós Copa 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016", que será lançado nessa quinta-feira na ALERJ, legado é um tema ultrapassado. "O que tínhamos que fazer já está sendo feito. Esse é o momento de nos debruçarmos na administração do que será entregue pelas Olimpíadas à população, na gestão dos espaços e da mobilidade, por exemplo", afirma o professor.

Outro tema que a publicação que estará disponível na internet em português e em inglês traz é a inovação. Alguns dos especialistas que participaram desse trabalho mostram que os recursos possibilitam que avanços sejam feitos em diversos setores, e promovem para além disso uma série de inovações que devem ser enxergadas e divulgadas pela própria Academia.

Esse lançamento, no dia 28 de maio, às 10h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, é uma boa oportunidade de conhecer os impactos dos megaeventos esportivos e a força que eles possuem para alavancar o turismo, a gestão, a educação para o esporte, o paradesporto e a sustentabilidade. Palestras curtas lançarão luzes sobre os principais temas abordados no livro. Estão todos convidados. Mas, na impossibilidade de estarem aqui fisicamente para assistir ao encontro, basta acessar o link www.tvalerj.tv ou o canal 12 da NET, pois ele será exibido ao vivo.

Esperamos que essa iniciativa que trazemos ao público seja o pontapé de um "dia seguinte" desses megaeventos que dê motivo aos brasileiros, cariocas e fluminenses para comemorarem.  

MEDCOR Exames Cardiológicos