Dialogo pelo desenvolvimento

Toda crise, para os chineses, representa uma oportunidade. Para os governos, a falta de verbas para tocar o dia a dia demanda articulação e diálogo permanente. E, para além do aprendizado, pode ser uma oportunidade no sentido de otimizar tempo e recurso, ao compartilhar estruturas.

Outras vezes, identificar um potencial problema também ajuda a evitar crises. Nesse momento faz ainda mais sentido pensar numa governança da Região Metropolitana. A estrutura já foi lançada pelo governador Pezão ao criar a Câmara Metropolitana de Ação Governamental, mas as atribuições ainda estão sendo definidas e precisarão passar por um debate na Assembleia Legislativa do Estado do Rio, bem como pelos prefeitos.

Pensando em alimentar esse espaço de debate a Câmara, em parceria com várias instituições, incluindo o Fórum está realizando em maio uma série de encontros para debater temas comuns como saneamento, realizado semana passada em Duque de Caxias, mobilidade, no dia 13 de maio, em Nova Iguaçu, segurança e saúde, nas semanas seguintes.

Espera-se que esses encontros fortaleçam ainda mais esse entendimento que é conversando e convergindo ações que otimizamos esforços para superar a crise e fazer o estado do Rio continuar a crescer.