O papel do governo na sustentabilidade

O consumidor quer ser consultado sobre os critérios de compra do governo e acredita que ele deveria adotar práticas de compras favoráveis a empresas sustentáveis e com responsabilidade social, assim como obrigá-las a fornecer informações sobre os impactos ambientais e sociais provocados por suas operações. Esta atitude mostra a expectativa da sociedade em relação ao poder público e a importância de ele assumir seu papel dentro do ciclo de sustentabilidade, acelerando ações e impulsionando as mudanças necessárias.

 Para tornar o processo industrial mais sustentável é preciso regular e ser um ator destas transformações. E mais: promover a transparência de dados e informações ao consumidor de forma a que o custo destas transformações possa ser conhecido e valorizado. Ao se ver como consumidor e ao ser visto como um parceiro importante pelos demais atores da sociedade, o Governo pode de fato assumir um papel estratégico de acelerar as transformações. 

Estamos num momento de transição. Se continuarmos a aceitar o “Business as usual”, os negócios tradicionais, insustentáveis, a tendência é acelerarmos o processo de degradação da Terra, submetendo as gerações futuras a uma situação de total desequilíbrio ambiental, econômico e social. Já sentimos na pele as consequências do aquecimento global, e o enorme custo por parte dos governos para dar conta da destruição causada pelos fenômenos naturais. Como sermos mais resilientes? Como preparar as populações para reagir de forma mais organizada a estes fenômenos naturais? São respostas que precisam ser construídas.

Temos a tecnologia a nosso favor, mas é preciso revolucionar a forma como política e economia se estruturam. Não é possível pensarmos apenas a curto prazo. É preciso criar redes que pensem nas cidades e no mundo nos próximos 20 anos, e contribuam para o planejamento e para a ação pautados por um horizonte mais amplo e complexo, onde o território permite que as transformações ocorram, mas ele mesmo é impactado por ações realizadas em outras partes do planeta. Para viabilizar a ação, as Nações Unidas criaram a Rede de Soluções em Desenvolvimento Sustentável, cujo capítulo brasileiro está sediado na cidade do Rio de Janeiro, e tem como objetivo mapear soluções sustentáveis locais que possam servir como exemplo para vencer os desafios desta sociedade em transição. O Fórum vai se unir a esta rede para acompanhar o desenvolvimento deste trabalho, e pode contribuir disseminando informações para seus parceiros a respeito dos desdobramentos desta agenda urgente e desafiadora.

MEDCOR Exames Cardiológicos