O futuro já começou

Pela primeira vez numa Olimpíada, 10% dos R$ 3 bilhões de investimentos privados que serão feitos pelo Rio 2016™ para estruturá-la serão destinados a pequenos negócios brasileiros. São R$ 300 milhões para a compra de uma lista de cerca de 30 milhões de itens que vão desde camas, e todo o enxoval, até lápis, envelopes, ração para animais, embarcações e vestuário. Para qualificar os potenciais fornecedores e prepará-los para as demandas deste megaevento, o Sebrae firmou um acordo de cooperação técnica com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™.

 Como 95% das compras do comitê serão feitas até 2015, ano do evento teste, o Sebrae irá atuar em duas frentes: no desenvolvimento das micro e pequenas empresas para fornecimento direto ao comitê e na qualificação das empresas para subcontratação ou participação da cadeia produtiva de grandes contratações do Rio 2016. As categorias iniciais serão gráfica, lavanderia, uniformes e módulos habitacionais, entre outras, que serão priorizadas de acordo com o cronograma de compras do Rio 2016™ e requerimentos de sustentabilidade.

Quem participa deste movimento, ganha ao ser inscrito como potencial fornecedor no site, uma codificação internacional, abrindo portas para no futuro atender a outros eventos internacionais. E mais: tem a oportunidade de experimentar na pele o que é trabalhar em conjunto num evento em que todas as proporções são enormes. Em Londres, por exemplo, foram 700 mil pessoas circulando, entre delegações, imprensa e turistas nos dias dos Jogos. E no pós evento, os empresários locais não param de agradecer pela oportunidade que tiveram e pelos frutos que ainda continuam colhendo. 

É uma oportunidade de ouro, mas também uma grande responsabilidade, que exige planejamento e organização por parte das empresas, já que as compras já possuem cronograma. Para o Rio de Janeiro, estado que vai sediar o evento, este sem dúvida será um grande momento. Mas para as empresas que toparem o desafio, o salto será ainda maior. É a possibilidade de alçar novos vôos e de se preparar para o futuro que já chegou.