Ouro no esporte = Ouro na gestão

Em 2007, com os Jogos Pan Americanos, iniciou-se a década de ouro dos esportes para o Brasil. Todas as atenções do mundo estão direcionadas para nós. E as oportunidades também. Estima-se que o setor esporte cresça no Brasil nos últimos cinco anos (já dentro da década de ouro), a uma taxa de 7,1% ao ano, superando o crescimento do PIB brasileiro, que cresceu 4,2% ao ano no mesmo período.

 Em dez anos, sediamos os Jogos Mundiais Militares, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo (no ano que vem) e as Olimpíadas de 2016. Isso proporcionou ao Rio de Janeiro, uma série de investimentos em infraestrutura, mobilidade, em treinamento para profissionais, que de outra forma jamais ocorreriam. Mas quando se discute o conceito de legado olímpico, o que se busca é estender este horizonte e pensar de que forma nossa sociedade pode se beneficiar a longo prazo destes eventos.

Com este foco, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico está participando e apoiando o Programa Lidera Rio nos Esportes, que iniciou na semana passada sua etapa regional. Nos próximos dois meses, consultores percorrerão o estado ministrando oficinas de capacitação coordenadas pelo Sebrae-RJ para capacitar os secretários municipais de esportes. O objetivo é prepará-los para que produzam seus planos municipais de desportos, e captem recursos das leis de incentivo federal e estadual. Ainda há tempo de mudar e transformar estes próximos eventos em oportunidades para todo o estado. É hora de reforçar a importância do esporte como vetor de desenvolvimento local. E para isso, quanto mais ferramentas nossos gestores puderem dispor, melhor.

MEDCOR Exames Cardiológicos