Esporte e Desenvolvimento Local

O Fórum de Desenvolvimento do Rio, o Sebrae-RJ e a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer lançaram no dia 30 de agosto o programa Lidera Rio no Esporte. Aos secretários municipais presentes foi apresentado o cronograma de ações do programa que, a partir de outubro, inicia uma força tarefa para capacitar os 92 municípios do Rio de Janeiro para produzir ou atualizar seus planos municipais de desportos e captar recursos para projetos e ações.

 O SEBRAE vai percorrer o estado realizando oficinas regionais direcionadas aos secretários municipais de esportes. Nestes encontros, que durarão dois dias, os participantes irão conhecer instrumentos legais; receber orientação e ferramentas para levantar a realidade do esporte nos municípios; identificar as necessidades e oportunidades para promoção e incentivo à prática de esportes e exercitar os fundamentos para a elaboração do Plano.

Cada vez mais é exigido dos gestores públicos um perfil empreendedor. Muitas vezes os municípios sozinhos não possuem a capacidade de executar tantos projetos quanto necessários para desenvolver o esporte. Mas articulados, pode-se ir longe. E o Sebrae tem uma expertise muito grande no empreendedorismo. Por isso a importância desta capacitação.

O objetivo é aproveitar a mobilização em torno dos megaeventos esportivos e construir de fato um legado, que passa pela valorização do esporte como fator de desenvolvimento local e regional. Ao trabalhar na articulação para que este programa se tornasse realidade, o Fórum espera contribuir para que o esporte seja visto com a importância que deve ter na promoção da saúde, da formação cidadã e também como motor da economia, ao movimentar um mercado cada vez mais crescente de eventos esportivos.