Compras Públicas Sustentáveis

Os governos são os maiores compradores do País e tem o poder de orientar seus fornecedores para que adotem a sustentabilidade como padrão. Lembrando que sustentabilidade abarca as dimensões econômica, social e ambiental. De acordo com o Portal de Compras do Governo Federal foram adquiridos de janeiro a novembro de 2012 R$ 29,4 milhões em bens e serviços com critérios ambientais (200% mais que em 2010). Hoje são mais de 750 itens cadastrados como sustentáveis no Sistema Federal de Catalogação de Material.

Mas isso é apenas a ponta do iceberg. Não estão contabilizados neste número nem as compras feitas pelos estados, nem pelos municípios, que estão construindo as bases legais para que estas compras aconteçam. No próximo dia 12 de junho, às 8h30, o Plenário Barbosa Lima Sobrinho, da ALERJ, sediará um debate sobre os desafios e gargalos das compras públicas sustentáveis.

Serão debatidas as boas práticas e os principais desafios. Intitulado “Compras Públicas Sustentáveis no Estado do Rio de Janeiro: Fazendo Acontecer“, o evento é direcionado aos gestores públicos federais, estaduais e municipais, bem como às empresas fornecedoras. São painéis curtos, mas que buscam apresentar a complexidade do tema e como ele é multifacetado. Será a oportunidade de, num encontro com quem já está fazendo, descobrir caminhos e sedimentar de vez esta prática. O evento é gratuito e para inscrever-se, basta enviar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Espero vocês.