Resíduos sólidos e o desenvolvimento

Na mesma velocidade em que o País cresce e a população tem ampliado o acesso ao consumo de bens, cresce também o volume do lixo. São mais produtos plásticos, mais resíduos orgânicos, mais eletrônicos a lotar aterros sanitários. Parte da solução para lidar com estes resíduos é investir na reciclagem.

Infelizmente, apesar de todo o potencial, esta é uma ação ainda incipiente. Na cidade do Rio de Janeiro, das 8,4 mil toneladas de lixo geradas por dia, apenas 3% são recicladas. Isso significa que estamos desperdiçando recursos que permanecerão durante anos na natureza causando muitos impactos negativos em vez de reutiliza-los ou recicla-los.

De olho na importância de fomentar a cadeia da reciclagem e ampliar a visão dos gestores acerca da gestão dos resíduos sólidos, o Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro organiza no fim desta semana, dia 26 de abril, às 10h, um encontro para disseminar boas práticas no planejamento e gestão dos resíduos sólidos. Direcionado aos gestores públicos e privados que têm que apresentar seus planos de gestão dos resíduos sólidos, o encontro visa a promover a importância de lançar um olhar multidisciplinar sobre o tema, tendo como horizonte as experiências bem sucedidas no País e no mundo.

Em paralelo, as empresas sediadas no Rio de Janeiro que produzem produtos a partir de material reciclável vão expor seus produtos no Saguão do Palácio Tiradentes. O objetivo é lançar luz sobre o tema e estimular ações que possam desonerar a reciclagem e impulsionar a coleta seletiva. Não podemos esperar para começar. E podemos contribuir e muito fazendo a nossa parte. Por isso, todos estão convidados a participar deste debate e a dar a sua opinião. Venha ao Palácio Tiradentes, sede da ALERJ. Esperamos você! 

MEDCOR Exames Cardiológicos