Empreender para crescer

Os grandes eventos esportivos que a cidade do Rio vai sediar estão contribuindo para disseminar iniciativas muito importantes na área do empreendedorismo. Recentemente a Endeavor lançou o programa "Rio Cidade Empreendedora", que neste momento está fazendo um diagnóstico da cidade e de seu potencial para empreender. O objetivo é estabelecer metas para o programa. O que eles já identificaram:

- É importante aproveitar este momento que estamos vivendo para efetivamente reunir as entidades que apoiam iniciativas empreendedoras para que elas se multipliquem. Há várias instituições na cidade e no estado fazendo coisas parecidas, sem sinergia.

- Faltam registros e divulgação de casos de sucesso cariocas e brasileiros. Não é que eles não existam, mas precisam ser disseminados.

- É preciso criar políticas que estimulem as empresas a crescer. Hoje, as que são micro e pequenas empresas tem um tratamento diferenciado e os empresários não se sentem estimulados a se transformar em médias empresas porque passam a ser tratados como grandes empresas, com carga tributária muito maior e mais burocracia a enfrentar;

- E, por último, a cultura empreendedora: hoje o profissional qualificado busca as grandes empresas ou o setor público para garantir a estabilidade.

Como fazer esta transição é um desafio, que serve não só para a cidade, mas também para o estado. Precisamos aproveitar este momento para estruturar ações, gerar oportunidades e empregos de qualidade. E o empreendedorismo é um caminho interessante principalmente para incluir os jovens nesta onda de potencial desenvolvimento. Precisamos olhar para este tema com muita atenção e agir.