Educação: compromisso de todos

Ao ser reempossado no primeiro dia de 2011, o governador Sérgio Cabral firmou o compromisso de colocar o estado entre os cinco melhores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O programa de metas, que ainda será divulgado, é inspirado no modelo adotado pela Segurança Pública e tem como foco a meritocracia e a gestão eficiente dos recursos humanos e financeiros.

Não há como negar que a Educação é um dos maiores gargalos do desenvolvimento do País. Com mais de um milhão de alunos na rede estadual espalhados em suas 1.693 escolas, o Rio de Janeiro tem pela frente enormes desafios: a valorização dos professores, a melhoria da infraestrutura das escolas, ampliando vagas no período diurno, e a retenção dos estudantes.

Dados da pesquisa "O aluno do ensino médio público estadual - Percepções, hábitos e expectativas", do Instituto Mapear, feita com quatro mil alunos de mais de cem escolas do estado entre 2008 e 2009 mostram que para 85% dos estudantes, uma pessoa que conclui o ensino médio "tem mais conhecimento"; para 11%, a única vantagem é o diploma; para 4%, não há qualquer vantagem. De todos os dados da pesquisa, este é o um dos mais relevantes, porque aponta o baixo índice de expectativa que o estudante tem ao ingressar na rede.

É preciso levar para a escola o que acontece no mundo, na cidade e no bairro. Instigar os estudantes a permanecerem em sala de aula e principalmente, a buscarem a excelência. Sem um plano de metas e uma gestão profissional talvez fosse impossível começar. Mas sem o compromisso de todos os envolvidos, dos professores, políticos, empresários, cidadãos, certamente não obteremos o sucesso também. Por isso é importante arregaçarmos as mangas, olharmos o plano e buscarmos ações complementares dentro de nossa esfera de atuação para que este desafio se transforme numa oportunidade de realizarmos mais este salto de qualidade.