Síria: EUA não têm dúvidas sobre utilização de armas químicas
- Published in Internacional
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, garantiu nesta segunda-feira (26) não ter dúvidas sobre a utilização de armas químicas na Síria na semana passada, considerando tratar-se de “uma indecência moral” perante a qual os responsáveis devem responder. “Foram utilizadas armas químicas na Síria. É inegável”, afirmou Kerry aos jornalistas, em um discurso proferido em Washington.
De acordo com o chefe da diplomacia norte-americana, “a situação a que [o mundo] assistiu na semana passada na Síria choca a consciência mundial. Desafia qualquer código de moralidade. O massacre massivo de civis, a morte de mulheres e crianças inocentes através do recurso das armas químicas é moralmente indecente”. “O presidente [norte-americano Barack] Obama considera que aqueles que recorreram às armas mais atrozes contra as populações mais vulneráveis do planeta devem responder por isso”, acrescentou Kerry, citado pela agência France Presse.
A guerra civil na Síria, que começou com uma revolta popular contra o regime de Bashar Al Assad em março de 2011, já fez mais de 100 mil mortos, segundo a ONU.