PM expulsa 43 soldados acusados de receberem propina

A Polícia Militar do Rio de Janeiro expulsou 43 soldados acusados de crimes de concussão - exigência de vantagem indevida, diretamente ou indiretamente, em razão da função pública - e extorsão a comerciantes, empresários e ambulantes na região de Bangu e Honório Gurgel, na zona oeste da capital fluminense. Eles foram investigados na Operação Compadre, deflagrada em 2013.

A Corregedoria Interna da Polícia Militar concluiu seis Procedimentos Administrativos Disciplinares (PADs) e expulsou os envolvidos no esquema. A corregedoria constatou a existência de fortes indícios que apontam para o cometimento de práticas criminosas e “graves transgressões” disciplinares. Segundo o órgão, eles prejudicavam o policiamento ostensivo na área do Batalhão de Bangu, deixando de servir à população e ignorando o combate ao transporte irregular de vans, kombis e mototaxistas.

A Operação Compadre foi desencadeada em 2013 e contou com a participação de agentes da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança e da Corregedoria da Polícia Militar, além do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Ministério Público. Na ocasião, foram expedidos 78 mandados de prisão, 53 deles referentes a policiais militares. A Polícia Militar informou, em nota, que a alegação de defesa dos acusados fica a cargo de cada um dos envolvidos. (Agência Brasil)

MEDCOR Exames Cardiológicos