Haddad dispara rumo à vitória para a Presidência

Haddad dispara rumo à vitória Reprodução da InternetUm fenômeno tomou conta do cenário pouco tempo antes da realização do 1º turno das eleições de 2018. Seu nome: Fernando Haddad. Lançado como candidato do PT à Presidência no dia 11 de setembro, em substituição a Luiz Inácio Lula da Silva, ele precisou de apenas alguns dias para saltar na preferência do eleitorado brasileiro. No fim de agosto, quando ainda era candidato a vice e o provável substituto do nome de Lula na disputa presidencial, Haddad contava com apenas 4% das intenções de voto no País e estava longe dos candidatos mais cotados. Agora, o petista é um dos favoritos para chegar à vitória nas urnas.

Se há cerca de um mês o nome de Fernando Haddad aparecia lá na parte de baixo do gráfico das pesquisas, ao longo de setembro o candidato do PT melhorou, cresceu, arrancou, disparou e conquistou lugar de grande destaque entre os presidenciáveis. Em duas semanas, ele subiu de 6% para 8%, depois para 19%, e, de acordo com levantamento feito pelo Ibope e divulgado no último dia 26, alcançou a marca de 21% da preferência do eleitor, garantindo, no mínimo, uma das duas vagas para um provável 2º turno, no dia 28 de outubro. E se a disputa realmente chegar a uma 2ª etapa, Haddad pode sair vitorioso com 42% dos votos.

Ao contrário de Haddad, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, apontado como líder desde as primeiras pesquisas, foi reduzindo o avanço. Fora das ruas desde o ataque que sofreu, ele "estacionou" nos 27% das intenções de voto. A diferença entre os dois candidatos, que chegou a ser de 18 pontos percentuais, caiu para 6%. Ciro Gomes, do PDT, manteve a terceira colocação, com 12%, e não representa mais uma ameaça ao petista. Em seguida, aparecem Geraldo Alckmin, do PSDB, com 8%, e Marina Silva, da Rede Sustentável, com 6%.

CRESCIMENTO

O salto meteórico do candidato do PT à Presidência tem muito a ver com Lula, que, mesmo preso, é capaz de manter a grande popularidade adquirida como presidente e de transferir o seu potencial de votos. No entanto, Haddad, que tem percorrido o Brasil desde que teve sua candidatura confirmada, conquistou a confiança do eleitorado ao apresentar as suas propostas de governo voltadas principalmente para a Educação, a Saúde, a Ciência e a Tecnologia, o crescimento econômico e o desenvolvimento social, contrárias a qualquer sistema repressor e, acima de tudo, com foco na retomada da democracia.

Candidato à reeleição pelo PT e apoiado por Lula, o deputado federal Celso Pansera ressalta a importância de o Brasil eleger Fernando Haddad para presidente: "O Haddad representa os ideais do Lula e do PT, que são de um Brasil democrático, no caminho do desenvolvimento social, econômico e tecnológico e onde o povo volte a ser feliz de novo. E esses também são os meus ideais", declarou Pansera.

MEDCOR Exames Cardiológicos