Câmara de Duque de Caxias encaminha demandas ao Executivo

Mensagens, Projetos de Lei e Indicações foram apresentadas

Os vereadores da Câmara Municipal de Duque de Caxias estiveram reunidos na segunda Sessão Plenária da 19ª Legislatura, realizada no dia 06 de setembro. A sessão, presidida pelo vereador Claudio Thomaz (União Brasil) e secretariada pelo vereador Nivan Almeida (PT), apresentou em seu expediente solicitações e demandas voltadas à infraestrutura, limpeza, afetações de bens públicos, transporte, saúde etc. Requerimentos que pleiteavam condecorações também ganharam destaque.

Dentre as demandas contemplativas à saúde, o Projeto de Lei 144/2022 do parlamentar Jackson Wagner (PSD) tratava da instituição da Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down no calendário oficial da cidade. Na perspectiva de chamar atenção da sociedade civil para a causa, o PL vislumbrou a oficialização das ações que poderão ser executadas em uma semana especial que contemplem a família, os educadores e os portadores da síndrome, com muita informação visando a inclusão.

A oferta mais expansiva de atendimentos básicos também fora pautada pelo parlamentar através da Indicação 4497/2022 que solicita ao Executivo unidade móvel de saúde, incluindo profissionais de diversas especialidades e a realização de diferentes exames diagnósticos, para detectar diabetes, hipertensão, enfermidades mamárias, na Praça da Bandeira, localizada na Vila São Luiz, 1º Distrito do município.

Leia também: Câmara debate sobre o transporte público no município

A conservação urbana foi consideravelmente pautada. O vereador Michel Vila Nova (PSDB) solicitou, em Indicações Parlamentares, ao Executivo troca de lâmpadas e reparos nas iluminações das vias e ruas, visando fornecer mais tranquilidade e segurança aos munícipes.

 Valdecy Nunes (Patriota) e Vitinho Grandão (SD) também levaram à sessão indicações ligadas ao bem-estar da população. Recapeamento asfáltico, pavimentação e contenção de morros e encostas foram solicitadas para garantir a mobilidade urbana e reparar os desgastes causados por intempéries.

Os bens públicos utilizados pelo município foram requeridos à afetação, através de mensagens encaminhadas, por projetos de lei, ao prefeito de Duque de Caxias Wilson Miguel (MDB). Não obstante da pauta, os requerimentos dos parlamentares também ganharam destaques para condecorar pessoas ilustres devido as suas significativas contribuições ao município. As honrarias pré-requeridas forneciam o Título de Cidadania Duquecaxiense e Moções de Aplausos.

MEDCOR Exames Cardiológicos
MEDCOR Exames Cardiológicos