Internacional

Os representantes dos credores da Grécia, União Europeia e Fundo Monetário Internacional, chegaram a Atenas nesta segunda-feira (27) para começar as negociações com as autoridades gregas sobre um novo empréstimo ao país. "As equipes das instituições estão em Atenas e o trabalho começa imediatamente", disse à tarde um porta-voz da Comissão Europeia (CE). Todos os representantes devem chegar até quarta-feira (29), adiantou a porta-voz, falando sobre "progressos passo a passo" para pôr em andamento um terceiro programa de ajuda, de pelo menos 80 bilhões de euros à Grécia. "Novas reformas da parte das autoridades gregas são esperadas para permitir um desembolso da parte do Mecanismo Europeu de Estabilização", o fundo de apoio da zona euro, adiantou a CE, que espera que o acordo se concretize na segunda quinzena de agosto.

Leia mais...

A bandeira cubana foi hasteada nesta segunda-feira (20) no Departamento de Estado norte-americano, em um gesto histórico que marca a retomada dos laços diplomáticos entre Havana e Washington e a reabertura das embaixadas nas duas capitais, após 54 anos. A bandeira de Cuba juntou-se às outras hasteadas na entrada do Departamento de Estado, na capital norte-americana. O restabelecimento oficial das relações diplomáticas entre os dois países, após mais de meio século de tensões herdadas da Guerra Fria, marca o fim da primeira fase desse processo, iniciado em 17 de dezembro de 2014. Mas o presidente cubano, Raúl Castro, insiste em que as relações bilaterais só serão normalizadas quando o presidente norte-americano, Barack Obama, adotar medidas para pôr fim ao embargo imposto à ilha em 1962.

Leia mais...

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse nesta segunda-feira (6)  que está acompanhando de perto a situação na Grécia. Segundo ela, o FMI está pronto para ajudar o país se for solicitado. No domingo, 61,34% dos gregos que participaram do referendo rejeitaram as propostas dos credores internacionais - instituições europeias e do Fundo Monetário Internacional. Após o resultado, foi agendada para esta terça-feira (7) uma reunião de cúpula extraordinária da Zona do Euro. Posteriormente, haverá uma reunião do Eurogrupo.

Leia mais...

Mais de 30% da Grande Muralha da China desapareceu ao longo do tempo devido as condições meteorológicas adversas e atividades humanas irresponsáveis, como a retirada de tijolos para construção de casas, noticiou nesta segunda-feira (29) a imprensa local estatal. Em alguns trechos, o monumento, considerado patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), encontra-se tão degradado que as estimativas do seu comprimento total, de 21 mil quilômetros (km), estão em cerca de 9 mil quilômetros.

Leia mais...

Israel e grupos armados palestinos podem ter cometido crimes de guerra durante o conflito na Faixa de Gaza, em 2014, informou a Organização das Nações Unidas (ONU) em um relatório divulgado nesta segunda-feira (22), em Genebra. A Comissão Independente de Inquérito da ONU sobre o conflito reuniu “informações substanciais que apontam para possíveis crimes de guerra cometidos por Israel e pelos grupos armados palestinos”, informa o relatório, solicitado pelo Conselho dos Direitos Humanos da ONU.

Leia mais...